PORTAL DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO

ESTAMOS REUNINDO AQUI O MÁXIMO POSSÍVEL DE INFORMAÇÕES SOBRE AS NOVAS TECNOLOGIAS, E REDES SOCIAIS ATRAVÉS DE POSTAGENS E LINKS. QUEREMOS SER UM PORTAL DE UMA NOVA VISÃO PARA REVOLUCIONAR A EDUCAÇÃO QUE AINDA SE MANTÉM NOS MOLDES TRADICIONAIS.

O MUNDO DIGITAL ESTÁ CRESCENDO VERTIGINOSAMENTE E COM ISSO OFERECENDO OPORTUNIDADES INOVADORAS PARA NÓS DOCENTES. PRECISAMOS ENTRAR NESSE MUNDO, CONHECER E NOS ALFABETIZAR TECNOLOGICAMENTE, PARA ENTÃO PODER CUMPRIR COM A RESPONSABILIDADE QUE NOS COMPETE NA PROFISSÃO PROFESSOR.

PRODUÇÃO DE PLANOS DE AULA COM ÊNFASE NA INSERÇÃO DA MULTIMIDIA


PLANO DE AULA PARA OFICINA DE MÚSICA DE CURTA DURAÇÃO

TEMA: O DESAFIO DE APRENDER A TOCAR VIOLÃO

OBJETIVO GERAL:
CONHECER O INSTRUMENTO, CONHECER AS TÉCNICAS E APRENDER A TOCAR VIOLÃO.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
1 – POSTURA AO TOCAR O VIOLÃO:
a) Pesquisar vídeos e/ou depoimentos que mostrem a postura correta ao tocar violão. Executar a postura correta da coluna, dos braços, das pernas e do próprio violão;
b) Conhecer e executar a postura correta de todos os dedos das mãos direita e esquerda.
c) Sites para pesquisa da postura: www.violao.net, www.violaobrasil.com.br e www.walmirsilva.com.br
2 – EXERCÍCIOS DE AQUECIMENTO DOS DEDOS E AGILIDADE:
a) Fazer uma pesquisa canal ESCOLA DE VIOLÕES no site www.youtube.com/user/escoladevioloes e descobrir vídeos que mostrem diferentes tipos de exercícios para aquecimento e agilidade dos dedos;
b) Conhecer e executar exercícios para aquecimento dos dedos para não haver lesões;
c) Conhecer e executar exercícios para agilidade dos dedos, para melhoramento na execução do instrumento.
3 –ESTUDAR E EXECUTAR PEÇAS MUSICAIS PARA INICIAÇÃO:
a) Recolher peças musicais com pesquisa na internet, selecioná-las e estuda-las para execução no violão.
b) Site sugerido para pesquisa: http://www.escolaviolao.com/pdf/Musicas_Faceis.pdf
4 – APRENDER A LER CIFRAS E EXECUTÁ-LAS:
a) Estudar as cifras, praticá-las e executá-las no violão;
b) Pesquisar no site www.cifraclub.com músicas que contenham as cifras estudadas
5 – CANTAR E TOCAR SIMULTÂNEAMENTE:
a) Fazer um estudo em cima das peças pesquisadas anteriormente e executá-la em voz e violão.
6 – ORGANIZAR O REPERTÓRIO PARA APRESENTAÇÃO FINAL:
a) Fazer uma pesquisa concentrada na internet para selecionar músicas para o repertório de apresentação final, com música populares de autores brasileiros para dar ênfase à musica brasileira, e apresentá-las em um espaço cultural. Fazer a divulgação nas redes sociais, meios de comunicação e no comércio local.
7 – GRAVAR UM VÍDEO DE TODAS AS AULAS:
a) Gravar vídeos durante as aulas formando assim um dia-a-dia do aluno nas aulas. Para posteriormente servir de documento, e até mesmo para exibir no dia da apresentação final.

MATERIAL DIDÁTICO:
Violão, caderno, internet, câmera digital e notebook.
CARGA HORÁRIA:
20 horas.
PÚBLICO ALVO:
Pessoas que tenham interesse de aprender a tocar violão.
AVALIAÇÃO:
Avaliação durante todo o processo de aprendizagem.




PLANO AULA PARA OFICINA DE MÚSICA DE CURTA DURAÇÃO
TEMA:
O VIOLINO COMO INSTRUMENTO DE EXPRESSÃO MUSICAL
OBJETIVO GERAL: MEDIAR CONHECIMENTOS TEÓRICO/PRÁTICOS - COM ÊNFASE NAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO - SOBRE O VIOLINO PARA FAVORECER A EXPRESSÃO MUSICAL .
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
1.MEDIAR CONHECIMENTOS TEÓRICOS SOBRE O VIOLINO:
A. ORIGEM; HISTÓRICO; PRODUÇÃO INDUSTRIAL E ARTESANAL. O VIOLINO NOS DIAS DE HOJE.
METODOLOGIA/MATERIAL DIDÁTICO:
a. Pesquisa orientada na web.
b. Uso de meios de comunicação para informações e trabalhos em grupo
c. Mensagens ou torpedos via celular ou diversos meios.
d. Criação de blog para publicação de todo processo educativo até os resultados finais obtidos.

2. MEDIAR CONHECIMENTOS PRÁTICOS QUE POSSIBILITEM A EXPRESSÃO MUSICAL ATRAVÉS DO VIOLINO.
METODOLOGIA/MATERIAL DIDÁTICO: (vídeo explicativo)
a. Aulas práticas com Violino
b. Exercícios de alongamento para ajudar na prática
c. Digitalização das notas
d. Exercícios de memorização
e. Seleção de repertório
f. Prática no coletivo
3. ORGANIZAR APRESENTAÇÃO DIDÁTICA FORA DA SALA DE AULA.
METODOLOGIA/MATERIAL DIDÁTICO:
a. Produção de convites para apresentação musical
b. Produção de Boletim Informativo impresso ,com noticias de todo o processo de aprendizagem.
CARGA HORÁRIA:
15 H/A PRESENCIAL
9 H/A A DISTÂNCIA
________________
24 H/A TOTAL
PÚBLICO ALVO:
CRIANÇAS E ADULTOS
AVALIAÇÃO:
PROCESSUAL E CONTÍNUA DURANTE TODO PROCESSO EDUCATIVO

Plano de Aula 1. Tema: • Percussão na educação como estímulo de ritmo 2. Objetivo Geral • Mediar conhecimentos teóricos – práticos sobre a percussão com a utilização dos recursos da tecnologia e materiais alternativos no aprendizado da mesma. 3. Objetivos Específicos • Mediar os conhecimentos teóricos da percussão O que é percussão? Pesquisa orientada na web • Mostrar um vídeo sobre a utilização de material alternativo para a percussão e conscientização de que, em música pode-se aproveitar tudo que faça som. • Produzir uma vídeo-aula de como montar um instrumento com materiais alternativos como material didático. • Ensinar uma célula rítmica da música brasileira. • Colocar em prática a célula rítmica através de apresentação de algumas músicas brasileiras. 4. Metodologia/Material Didático • Pesquisa orientada através dos seguintes endereços: http://pt.wikipedia.org/wiki/Instrumento_de_percuss%C3%A3o http://www.percussionista.com.br/percussao.html • Mostrar o vídeo do Grupo STOMP que pode ser acessado através do You Tube • Montar um “ganzá” com material alternativo intercalando o vídeo com a atividade. • Ensinar o ritmo “samba” 1-2-3-4 e posteriormente fazer variações dentro deste ritmo para estimular sua percepção e criação através de uma aula expositiva dialogada. • Produzir um vídeo do resultado final com as músicas juntamente com fotos registrando todo o processo de aprendizagem com a colaboração dos alunos e pelo professor. • Ao final postar nas redes sociais You Tube, Blog, MSN para que todos tenham conhecimento do processo – postar de forma com as pessoas fiquem curiosas para ver. 5. Carga horária: • 15 horas distribuídas em 3 dias com 1 hora para cada atividade. 6. Público Alvo: • No geral todas as idades mas dentro da aula as pessoas devem estar na mesma faixa etária. 7. Avaliação: • Todos farão uma audição ou um vídeo explicando sobre seu entendimento e o que sentiram ao participar da oficina.